Começar uma pequena ou micro empresa e desenvolver seu negócio online com sucesso não é uma tarefa fácil. Começar um negócio não é garantia de sucesso. Na verdade, muitas pequenas empresas não sobrevivem ao seu quinto mês.
Mas não perca as esperanças! Então, existem técnicas para melhorar as chances de sucesso do seu negócio. Este artigo oferece formas de garantir o sucesso do seu negócio com conselhos práticos para a sua implementação no seu dia a dia.
1. COMECE LENTAMENTE SEU NEGÓCIO ONLINE
A causa mais importante de falhas para empresas muito pequenas são as grandes despesas gerais no início do projeto.
Os empreendedores de sucesso são tudo menos os grandes corredores de riscos que a mitologia popular costuma nos fazer acreditar.
Esses empreendedores são mais predatórios, minimizando riscos e agindo nos momentos mais oportunos.
Para isso, nada como um bom planejamento financeiro incluindo todos os valores relativos ao seu projeto. Este é o primeiro passo para um negócio de sucesso: compilar todos os elementos financeiros que compõem o seu projeto e determinar com precisão suas necessidades de financiamento.
Por outro lado, cuidado, porque nesta fase, tendemos a superestimar nossas vendas e a subestimar nossos custos! Você tem uma boa ideia de seus custos reais?
Ter uma visão clara de seus compromissos financeiros, avaliar seus custos e margens e medir seu desempenho com indicadores são todos caminhos para colocar todas as chances a seu lado!
2. CONHEÇA SEU MERCADO
Sucesso em uma empresa muito pequena – conhecendo seu mercado. Antes de entrar direto no seu negócio e para ter sucesso no seu negócio. É importante conhecer o seu mercado-alvo e fazer um plano de negócios.
Ou seja, você tem que estudar o ambiente do seu projeto e planejar sua evolução. Por outro lado, seja minucioso, para antecipar os pontos fortes e fracos e as oportunidades de mercado de seu futuro projeto. A fim de ser capaz de retificar sua oferta, se necessário.
Por outro lado, a pesquisa de mercado permite coletar e analisar as várias informações relativas ao seu projeto e colocá-lo em seu contexto antes de começar.
É importante estudar seu negócio online, ou seja, estudar seu mercado-alvo de acordo com o serviço ou produto oferecido.
Então, tente imaginar os diferentes cenários possíveis: a evolução do mercado, as vendas esperadas, os preços que serão cobrados e o volume de negócios esperado, de forma a visar a renda o mais próximo possível.
Acima de tudo, lembre-se de praticar a inteligência competitiva: é assim que você poderá conhecer a estratégia de seus concorrentes em suas práticas comerciais.
Por fim, procure obter o máximo de informações possível sobre seus preços, sua participação no mercado e também sobre sua estratégia de marketing (em particular, como se dão a conhecer aos clientes).
3. CONHEÇA SEU AMBIENTE
O desempenho de uma empresa também vem da compreensão de seu ambiente e de sua capacidade de adaptação a ele. O meio ambiente são todos os atores externos à empresa que podem afetar a maneira como ela desenvolve suas trocas com o mercado.
Por outro lado, o ambiente de mercado é composto por obrigações legais, fornecedores, concorrentes, clientes e o sistema administrativo e bancário que influenciam diretamente no seu projeto.
É importante conhecer as obrigações legais relacionadas ao seu projeto para determinar a viabilidade de seu projeto. Você também se beneficiará de um bom conhecimento da organização do mercado e da posição da empresa em seu ambiente econômico.
Além disso, será necessário definir a sua área de influência (ou seja, a área geográfica de influência, de onde provém a maioria dos clientes). Será necessário estudar os perfis dos clientes, suas expectativas e os entraves do mercado.
4. OFEREÇA UM SERVIÇO DE QUALIDADE
Cada empresa que oferece um produto ou serviço de qualidade será reconhecida por seus clientes e o “boca a boca” terá um efeito muito positivo no sucesso do seu negócio.
No entanto, basta uma queda na qualidade do seu serviço e haverá um impacto imediato nos seus clientes; estamos muito familiarizados com o ditado que diz “um cliente satisfeito fala para 2 pessoas; um cliente insatisfeito conta a 10 pessoas sobre isso”.
Mesmo empresas de sucesso podem perder clientes e lucros ao reduzir a qualidade em favor da quantidade.
No entanto, os clientes que estão acostumados com um certo nível de qualidade se acostumam com esse nível. Eles esperam ter um nível de satisfação alto e desejam o melhor. Sem inovação (produto-serviço), 30% de seus clientes “satisfeitos” o deixarão a cada ano. Fazendo uma pequena empresa – forneça e mantenha um serviço de qualidade.
5. OUÇA SEUS CLIENTES NO SEU NEGÓCIO ONLINE
Por fim, ouvir os seus clientes e o mercado é o que lhe permite ser inovador, permite fidelizar os seus clientes e ter sucesso no seu negócio. Você não deve ignorar seus clientes e dizer a si mesmo que encontrou o serviço ou produto certo e não inova mais.
Por fim, os clientes são os jogadores que o poderão orientar no sentido das suas expectativas. E é estando o mais próximo possível do seu mercado que poderá oferecer a melhor oferta de serviço que será a solução mais procurada pelo mercado.
98% dos clientes insatisfeitos que o deixam nunca compartilham sua insatisfação. Portanto, tente fazer um estudo de satisfação do cliente ou peça sua opinião após uma compra.
Se você está pensando em abrir seu Negócio Online e precisa de auxílio? Fale conosco, nossa equipe está preparada para atender o seu negócio!